Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola

O NaTijuca foi conhecer o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, este belíssimo espaço situado no coração da Tijuca.

O Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, inaugurado no dia 16 de junho de 2007, é um espaço onde diversos estilos musicais se encontram. É dedicado à memória, à criação e à pesquisa da música carioca em todas as suas manifestações.

Este local que é administrado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura está situado num antigo palacete na esquina da Rua Conde de Bonfim com Rua Garibaldi. Aqui temos exposições e sala de pesquisa onde o visitante tem acesso a um banco digital de vídeos,  fotos e releases dos principais eventos que passaram pelo CRMC.

      {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/Anexo2.JPG" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola {/ytpopup} {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/Auditorio2.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola
{/ytpopup}

Fotos: Rudy Trindade

Além do espaço para as exposições, existe um prédio anexo onde funcionam seis salas de aula para a realização de cursos, workshops e oficinas de música.  Ainda há um estúdio de gravação destinado ao registro de projetos de música e futuramente cursos de formação para técnicos de som e operadores de estúdio.

Com um belo auditório de 156 lugares, batizado com o nome de Sala Maestro Paulo Moura, o espaço proporciona aos moradores da Tijuca e aos visitantes de toda a cidade uma intensa e diversificada programação.
 
Os jardins completam o belo conjunto arquitetônico que é patrimônio tombado da cidade do Rio de Janeiro.

 

Exposição Cinco Séculos de Música no Rio

Atualmente no espaço temos a exposição “Cinco Séculos de Música no Rio” que consegue mesclar história e tecnologia de uma forma muito interessante para contar toda a evolução da música nos últimos 500 anos, partindo das antigas manifestações dos tupinambás registradas por de Léry até os bailes funk.

 A exposição está distribuída em 6 salas cada uma abordando um tema: “O canto dos tupinambás”, “Instrumentália”, “Tempo”, “O caminho das notas”, “Mesa musical”, e “Teclas do Rio”.

      {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/instrumento6.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola {/ytpopup} {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/instrumento7.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola
{/ytpopup}

Em cada uma das salas encontramos um componente tecnológico que permite a interação do público com a informação apresentada.

Na sala cujo tema é “Rio Teclas”, por exemplo, temos um belíssimo piano integrado a um grande monitor onde ao acionar cada uma de suas teclas, é exibido um vídeo retratando um momento importante da música carioca.

Na sala “Mesa Musical” encontramos uma mesa interativa onde é possível criar música apenas posicionando pequenas peças de madeira sobre ela. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o compositor Tim Rescala e é uma atração que encanta pessoas de todas as idades.

Em “Instrumentália” é possível conhecer aproximadamente 60 instrumentos através da seleção de vídeos em uma tela touch screen, além da presença dos diversos instrumentos musicais cuja beleza e a história podem ser apreciadas durante toda a exposição.

      {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/instrumento2.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola {/ytpopup} {ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/instrumento3.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola
{/ytpopup}

A exposição é gratuita e está aberta à visitação, de terças a domingos entre 10h e 18h, no Centro de Referência da Música Carioca – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca. Não perca!

 

Espetáculos Diários de Boa Música

Além da exposição, diariamente o espaço apresenta um espetáculo de música  com ingressos a R$1,00 sempre às 19:30h.

A agenda completa de shows pode ser acessada no site do Centro. Aqui temos a programação de Junho e Julho:

29/6 – 19h30 - Rio Jazz – Jefferson Gonçalves
Jefferson Gonçalves (gaita) acompanhado por Kleber Dias (voz, violão e bandolim), Fábio Mesquita (baixo), Marco Arruda (percussão) e Marco BZ (bateria).
Um dos mais versáteis nomes da gaita no país apresenta músicas de seu mais recente cd “Encruzilhada” além de clássicos do Blues, Country Blues, Folk, Funk Blues, entre outros estilos.


30/6 – 19h30 - Rio Ritmos – Duo Dani Spielmann e Deborah Levy
O Duo formado por Deborah Levy (piano e teclados) e Dani Spielmann (saxes e flauta) apresenta no espetáculo “A música de Tom Jobim & Cole Porter” interpretações e releituras de dois dos maiores cancionistas da música popular brasileira e norte-americana, traçando um paralelo entre as evidências musicais dos períodos do jazz e da bossa nova.


Dias 3, 10, 17 e 24 - 11h - Rio Música para as crianças :

Dia 3 - Lino Amorim com a oficina de bateria e Percussão

Dias 10, 17 e 24 - Musicalização infantil e instrumentos musicais com Nelson Neto

Lotação: 156 poltronas e 44 cadeiras extras

 

A bilheteria abre UMA HORA ANTES DE CADA EVENTO com ingressos limitados a DOIS POR PESSOA. O acesso ao auditório só será permitido ATÉ O INTERVALO DA PRIMEIRA MÚSICA ou DEZ MINUTOS APÓS O INÍCIO DE CADA ESPETÁULO.

 Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola

{ytpopup type="image" content="images/Descobrindo/CM/Centro2.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola
{/ytpopup}

Foto: Rudy Trindade

Venha conhecer o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola.

Um programa cultural para todas as idades.

Endereço:
Rua Rua Conde de Bonfim, 824 Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 3238-3831

Acesse o site do CMRMC: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com.br/


Quer saber mais a sobre o que acontece na Tijuca? Acesse Acontece NaTijuca.

NaTijuca.com - Se está na Tijuca, está aqui.

{relatednews}