Evento foi apoiado pela Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade da Zona Norte

Fonte: Jornal do Brasil

Mais de duas mil pessoas se reuniram neste domingo (29/3), no Morro do Borel, na Tijuca, na abertura da temporada 2015 do projeto De Braços Abertos. Apoiada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade da Zona Norte, a corrida foi divida em duas modalidades: 5 km e 10 km. Além disso, os moradores do Borel também contaram com ações sociais.

“Queremos que moradores de outras regiões do estado participem desse projeto. Esta é uma grande oportunidade de integração. Na medida em que as pessoas participam e visitam as comunidades pacificadas, estes territórios passam a ser desmistificados”, explicou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que assistiu à corrida.

Para o porta-voz da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, major Marcelo Corbage, que participou do circuito de 10 km, a competição é bastante representativa.”Acho que conseguimos mostrar com a corrida um pouco da importância do projeto de pacificação, porque ele se propõe também a integrar a comunidade com as demais áreas da cidade. Sem a pacificação seria muito difícil realizar este evento”, afirmou o major.

Os percursos das provas incluíram passagens pelos morros do Borel, da Cruz, do Bananal e da Casa Branca, além de ruas da Tijuca. Iniciado em 2012, o projeto já teve como cenários comunidades como Rocinha, Manguinhos, Maré, Jacarezinho e Vidigal.

Bicampeão na corrida de 10 km, o mineiro Antônio José da Silva, de 25 anos, sempre participa da competição. “Moro na zona rural de Minas Gerais e treino em montanhas. Por isso, correr em uma comunidade é muito bom. Estou acostumado com subidas e descidas. Para mim, a corrida De Braços Abertos é a melhor do Rio de Janeiro”, ressaltou Antônio.

Sem a pacificação seria muito difícil realizar este evento.
Major Marcelo Corbage, porta-voz da Coordenadoria de Polícia Pacificadora 

 

Foram realizadas também capacitação profissional e os concursos Grafite seu Esporte e Fotografe essa Ideia, que premiaram as três melhores fotos tiradas durante a etapa. 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com