Campanha, que será veiculada entre julho e dezembro, destaca novo posicionamento da organização com foco em aproximar as famílias da cura do câncer infanto-juvenil

Fonte por Redação NaTijuca

O Instituto Ronald McDonald lançou no dia 10 de julho uma campanha de mídia nacional que reflete o novo posicionamento da organização que atua no Brasil há 18 anos desenvolvendo projetos para melhorar os índices de cura do câncer infantojuvenil. A campanha exalta uma nova fase da instituição, com foco no conceito “Aproximando Famílias” da cura do câncer, que é a primeira causa de mortalidade por doença, na faixa etária entre 1 e 19 anos.

Para sensibilizar e engajar as pessoas para essa causa, os filmes e peças narram histórias reais de crianças e suas famílias que foram beneficiadas por meio dos principais programas do Instituto Ronald McDonald no Brasil: Casa Ronald McDonald, Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Espaço da Família Ronald McDonald.

“Está no nosso DNA acolher e oferecer suporte para aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil. Mas o Instituto vai além disso porque unimos diferentes pessoas, que acabam formando uma nova ‘família’: pacientes, pais e responsáveis, médicos, enfermeiros, voluntários e parceiros”, diz Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald. O conceito ‘Aproximando Famílias’ espelha o reposicionamento global do Ronald McDonald House Charities (RMHC), que definiu no início deste ano a mensagem que responde ao seu principal propósito: Keeping Families Close.

Criada pela agência Kindle, a campanha valoriza imagens de famílias, a partir de personagens e histórias reais. Foram produzidos quatro filmes de 30 segundos, além de peças para mídia impressa e online, que serão veiculadas entre julho e dezembro. De acordo com Bruno Magalhães, diretor de Estratégias Digitais da Kindle, a campanha apresenta ao público todas as áreas de atuação do Instituto com o objetivo de atrair doadores à causa. “Quando a pessoa conhece e entende tudo que o Instituto faz, fica mais fácil se tornar um doador”, diz Magalhães. Nos filmes e peças para mídias impressa e online, a agência deu vida ao ícone do Instituto Ronald McDonald (mãos dadas), fortalecendo a associação entre a marca e o coração da campanha, ‘Aproximando Famílias’.

“A campanha passa uma mensagem positiva, de otimismo e busca da cura. As crianças e adolescentes têm sonhos e não gastam o tempo pensando nas dificuldades que estão vivendo. Não queremos vender tristeza”, acrescenta o diretor da Kindle.

Os quatro filmes serão exibidos no GNT, canal por assinatura da Globosat. Em cada um deles, uma personalidade narra, em off, a história de uma criança ou adolescente atendido pelo Instituto: Zico, Thiago Lacerda, Deborah Secco e Fernanda Gentil, que abriram mão de cachê. A campanha será fortemente veiculada no ambiente online, e também poderão ser vistas peças impressas nas revistas Crescer e Você SA.

Haverá ainda ações junto a influenciadores digitais por meio da plataforma Thunderclap, que se desafiarão, uns aos outros, a alcançar o maior número possível de visualizações da campanha. “A ideia é usar o poder de influência destas pessoas para vitalizar a campanha e aumentar a conversão de doares”, diz Magalhães. A Kindle também trabalhará com Inbound Marketing, por meio de um blog, que será lançado juntamente com a campanha.

Ficha Técnica – Campanha “Aproximando Famílias”
Atendimento: Rafaella Costa
Direção de Criação: Ana Accioli e Ana Tavares
Direção de Arte: Marcus Mattos
Redação: Ana Tavares
Aprovado por: Bianca Provedel
Fotos: Possato Photography
Vídeos: Produtora Millagro

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos em atuação há 18 anos, cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Para aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto desenvolve e coordena programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Durante esse tempo de atuação, os dados do câncer mostram um cenário mais animador. Há 30 anos as chances de cura eram de 15%. Hoje, podem chegar a 80%, se a doença for diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada em centros de referência. Desde 1999, mais de R$ 330 milhões foram arrecadados por meio de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais e instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Cerca de 3 milhões de crianças, adolescentes e seus familiares já foram beneficiados nestes 18 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com