Agora é possível imprimir o bilhete ou apresentar o QR Code nas vans

Fonte por ICMBio

Os visitantes do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, contam a partir desta semana com uma nova facilidade na compra de ingresso on line: ao adquiri-lo pela internet, é possível imprimir o bilhete ou, ainda, apresentar o QR Code (código de barras em 2D) na tela do smartphone diretamente nas vans oficiais que levam os passageiros até o Cristo Redentor. Um localizador em frente aos pontos de embarque torna desnecessário o processo de troca na bilheteria.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas na Praça do Lido, em Copacabana, zona sul do Rio. Em fevereiro, a tecnologia será implementada também nas estações do Largo do Machado e Paineiras.

A intenção da gestão do parque é minimizar o tempo de espera e facilitar a vida de quem gosta de planejar o passeio com antecedência, ampliando os benefícios da compra do ingresso on line, com data e hora marcadas para embarque. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.paineirascorcovado.com.br.

Mas, as novidades no parque não ficam nisso. Até o início dos Jogos Olímpicos no Rio, em agosto, os visitantes ganharão melhor infraestrutura e conforto. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio, que administra a unidade, acelera o projeto de revitalização do edifício do antigo hotel Paineiras.

O local é mais um passo importante no ordenamento e qualificação do turismo no Parque da Tijuca e abrigará espaços de entretenimento, cultura, gastronomia, além de novas estruturas de bilheteria e banheiros.

O Centro aliará sustentabilidade e infraestrutura, nos moldes das maiores atrações turísticas internacionais, com exposição, loja de lembranças, lanchonete localizada no mirante do antigo alpendre e até um restaurante com vista panorâmica.

Dicas para visitar o parque na alta temporada e evitar filas:

1º) Priorize o embarque nas estações de vans oficiais do Largo do Machado e Copacabana que levam direto ao topo do Corcovado, de 15 em 15 minutos, sem paradas. Além disso, a estação da Praça do Lido, em Copacabana, foi reformada recentemente e está com nova estrutura. Importante ressaltar que até 15 de fevereiro, as vans estarão com horário de funcionamento estendido, das 8h às 17h.

2º) Visite o local em horários menos concorridos. Das 8h às 9h e das 16h às 18h há menos procura por ingressos e por isso o fluxo de turistas costuma ser menor. O plano de manejo do Parque Nacional da Tijuca restringe o número máximo de 1.200 pessoas simultaneamente no platô superior do Cristo Redentor. Quando esse número é ultrapassado, é necessário fazer ajustes na operação, o que pode gerar filas.

3º) Não vá às Paineiras de carro. Não há estacionamento para atender toda a demanda na Estrada das Paineiras. O visitante corre o risco de não conseguir achar vaga ou parar em locais irregulares, sujeito a multa e reboque. Principalmente na alta temporada, e ainda com a realização das obras de reforma do prédio do hotel, a recomendação é evitar o tráfego nas Paineiras.

4º) Nunca compre ingressos de pessoas não autorizadas nem embaquer em veículos não oficiais. As recomendações podem evitar problemas e frustrações no acesso.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com