Unidade de saúde fica no Estácio e já teve a abertura o adiada diversas vezes

Fonte por Stéfano Salles para Jornal O Globo

Após sucessivos adiamentos, oriundos de atrasos na obra, a Policlínica da Polícia Civil finalmente está pronta. Mas a unidade médica — que fica na Rua Haddock Lobo, no Estácio, e cuja inauguração estava prevista para setembro de 2014 — ainda não entrou em funcionamento.

Enquanto isso, os policiais civis que necessitam de acompanhamento médico são atendidos em dois consultórios montados provisoriamente na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), na Praça Onze, onde há também uma clínica odontológica.

Diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol), Fernando Bandeira conta que a categoria aguarda ansiosa a inauguração da policlínica. A unidade seria uma compensação para a classe após o fechamento do Hospital da Polícia Civil, que ficava na Praça Mauá, no Centro. Ele lembra ainda que os policiais civis do estado não têm direito a plano de saúde. O espaço evitaria ainda uma série de constrangimentos para os profissionais, além de desafogar os demais hospitais públicos.

— Antigamente, os policiais eram internados em outras unidades e transferidos para o Hospital da Polícia Civil, que nos atendia muito bem. Hoje, muitos membros da tropa acabam internados no mesmo hospital que os criminosos com quem trocaram tiros, o que é um absurdo enorme pelo risco que provoca. Mesmo assim, a unidade não fica pronta — diz Bandeira, que faz uma crítica. — A policlínica vai ajudar, mas não resolverá o problema porque não vai oferecer internações. E a situação dos profissionais que trabalham no interior continuará ruim.

Ao Sinpol, a corporação prometeu inaugurar o novo espaço em março. No entanto, em contato com o Jornal, a Polícia Civil confirmou que o prédio está pronto e que aguarda apenas alguns ajustes para iniciar as atividades. O órgão informou que a policlínica será inaugurada até o fim do mês.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com