Por diferenças entre os dois eventos e sua estrutura, o efetivo de segurança será menor.

Fonte por Vinicius Konchinski para UOL

A segurança do Maracanã para a abertura da Rio-2016 terá cerca da metade do efetivo de segurança empregado na final da Copa do Mundo de 2014. O maior evento da Olimpíada de 2016 contará com 3,3 mil agentes trabalhando no estádio receberá a festa olímpica, no dia 5 de agosto. Na final do Mundial de 2014, foram cerca de 6 mil.

O efetivo de segurança do Maracanã para a abertura da Olimpíada foi divulgado neste domingo (17) pela Sesge (Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos). O órgão também coordenou a segurança do Mundial de 2014.

Segundo o diretor de operações da Sesge, Cristiano Sampaio, o efetivo de segurança empregado na cerimônia de abertura da Olimpíada será menor do que na Copa do Mundo por conta das diferenças entre os dois eventos e sua estrutura.

Sampaio lembrou que, na Copa, o país passava por uma onda de manifestações. Disse ainda que o o perfil do público –torcidas de futebol vindas da Argentina e Alemanha– demandava uma atenção especial das forças de segurança. Ressaltou também que o gradeamento instalado no entorno do Maracanã era mais frágil, o que fez com que mais agentes fossem escalados para proteger o estádio.

Para Olimpíada, as grades instalados no entorno do Maracanã foram reforçadas. O risco de incidentes com o público também é menor. Por conta disso, a necessidade de agentes de segurança no entorno do estádio será menor.

“O que posso assegurar é que estamos com um efetivo enorme para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos”, complementou o diretor de segurança de cerimônias da Sesge, Felipe Seixas. “O efetivo dos Jogos é mais que suficiente para garantir a segurança de todos que estarão no Maracanã.”

Trabalharão no Maracanã durante a abertura agentes da Força Nacional, Polícia Federal, Forças Armadas e de outras instituições. Na Copa, eles também estavam no estádio.

A segurança da abertura envolverá também milhares de agentes trabalhando em avenidas e outras áreas da cidade. A Sesge ainda não divulgou o efetivo total envolvido na proteção da festa. A segurança da Olimpíada toda deve contar com 85 mil pessoas.

Alerta amarelo contra terrorismo

Cristiano Sampaio, da Sesge, ratificou que o terrorismo é uma das principais preocupações segurança da Olimpíada. Ele ressaltou, porém, que o nível de preocupação das autoridades não mudou por causa dos atentados em Nice, na França.

Segundo Sampaio, o estado de atenção das forças de segurança está em nível amarelo. Caso haja necessidade, é possível fortalecer o esquema montado para os Jogos.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com