ONG questiona matérias sobre cotidiano de celebridades e chama atenção para uma realidade, muitas vezes, esquecida

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2015 – O TETO é uma organização internacional que trabalha pela superação da extrema pobreza por meio do trabalho conjunto de jovens voluntários e moradores de comunidades precárias, e nesse mês inicia uma campanha com o objetivo de questionar que o problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser.

A organização busca refletir que, ao mesmo tempo em que milhares de notícias sobre o mundo das celebridades são divulgadas, diariamente, nos meios de comunicação de todo o Brasil, a realidade diária das famílias que vivem em extrema pobreza fica esquecida e, dificilmente, ganha destaque nos noticiários.

Feita em conjunto com a agência Leo Burnett, a campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda, que registrou moradores, que vivem em condições de pobreza na comunidade Malvinas (Guarulhos/SP), segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa.

A COLETA é a ação mais massiva do TETO. Nela, milhares de voluntários saem às ruas para denunciar a realidade de pobreza no Brasil e arrecadar fundos para dar continuidade ao nosso trabalho em conjunto com famílias que vivem em assentamentos precários. A coleta é um momento de denuncia massiva. Nela divulgamos o trabalho do TETO, arrecadamos recursos para a continuidade dos projetos. Este evento será o maior já promovido pelo TETO BRASIL acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Curitiba.

Aqui no Rio de Janeiro atuaremos na zona sul da cidade (Copacabana, Ipanema e Leblon) e na Tijuca, que terá 11 esquinas ocupadas pelos voluntários do TETO.

“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, poucas vezes surgem nas conversas cotidianas. Concorrendo com o grande destaque de notícias sobre o mundo das celebridades, quando a pobreza sim vira pauta, a forma como é comunicada afasta as pessoas da realidade emergencial que se repete cada dia na vida desses brasileiros.

Convidamos, então, milhares de jovens a participar da COLETA e conhecer famílias com nomes e rostos, pessoas de carne e osso, histórias de batalha e superação. Queremos fazer com que a pobreza se torne pauta da nossa própria realidade e que toda a sociedade se sinta parte da solução. É impossível ficar indiferente”, Carolina Mattar, Diretora Executiva do TETO – Brasil.

Interessados em voluntariar na COLETA podem se inscrever aqui: www.teto.org.br/coleta

Sobre o TETO

TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas em assentamentos precários, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO, com a construção de moradias de emergência, planos de educação, saúde, fomento produtivo e trabalho em rede, pretende formar uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Hoje, o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 17 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 100 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 600 mil voluntários em todo o continente.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com