Lazer e Diversão na Terceira Idade

Diversão na Melhor Idade

Quando você pensa em idosos, pensa em cadeira de balanço, pijamas e cobertor? Isto é apenas um estereótipo.

O fato é que de uns anos para cá os padrões mudaram. As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades físicas. Não é à toa que haja uma procura cada vez maior por lazer e diversão. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e só se divertir em uma partida de dominó ficaram no passado.
Pensando nesta promissora fatia de mercado, as agências de turismo, bingos, casas noturnas e academias promovem eventos visando atrair o público "mais experiente". Desde cruzeiros marítimos até ecoturismo, passando por atividades tranqüilas; tudo adaptado para todos os gostos e possibilidades.

Livros

Bom para quem quer se manter atualizado, a leitura, seja qual for é um excelente exercício para a memória além de ser ótimo passatempo. O leitor se transporta para um universo todo novo, conhece tipos diferentes e sempre aprende alguma coisa diferente.
Recomendamos alguns bons livros que podem proporcionar momentos únicos de entretenimento:

•"Diário do Farol", de João Ubaldo Ribeiro;
•"Budapeste", de Chico Buarque;
•"Código Da Vinci", Dan Brown;
•"Quando Nietzsche Chorou", Irvin D. Yalom;
•"Achados e Perdidos", de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Música

A música é fonte de descontração. Você pode ouvir as suas canções preferidas e dançá-las. Além disso, os menos tímidos podem se aventurar tentando tocar algum instrumento. As opções são variadas, indo dos mais simples, como tamborim e outros instrumentos de percussão, passando para o violão, piano e flauta transversa. A prática de um instrumento apura os ouvidos, aumenta a sensibilidade e a coordenação motora, além de ser um bom pretexto para organizar saraus e reunir os amigos.
Conhecer os novos ritmos, sucessos e cantores é um jeito de continuar "antenado" com as novas tendências.

Filmes e Peças Teatrais

Assistir peças ou ir ao cinema é, sem dúvida, uma grande diversão. Transporta o espectador para um mundo diferente do seu. Faz sonhar, se emocionar. Chamar os amigos em torno de uma sessão de vídeo em casa ou com eles ir ao cinema é uma boa opção. As prefeituras dão incentivos, cobrando apenas meia entrada dos idosos.
Para a sua distração, indicamos alguns filmes:

•"As Invasões Bárbaras", de Denys Arcand;
•"Alguém Tem que Ceder", de Nancy Meyers;
•"O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein;
•"As Garotas do Calendário", de Nigel Cole;
•"Benjamim", de Monique Gardenberg;
•"Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera", de Kim Ki-Duk.

Bingo

Os bingos, tão populares em quermesses, hoje são um negócio rentabilíssimo para diversos empresários que oferecem aos seus clientes cada vez mais conforto e comodidade. Salas refrigeradas, drinques e canapés, além de manobrista na porta e táxis à disposição, os bingos podem se transformar em ponto de encontro dos amigos e uma forma alternativa de conhecer pessoas novas.

Mas, cuidado: apesar de proporcionar momentos de distração, pode se tornar um vício sério e perigoso quando a pessoa perde o controle e passa a fazer do jogo sua única opção.

Dança

Uma das atividades mais procuradas hoje em dia é a dança de salão. O ritmo animado e os movimentos compassados podem trazer diversos benefícios ao corpo e à mente. As academias de dança variam de ritmo, e não é necessário se ter um par. É importante, no entanto, saber se você está apto a esse grau de atividade física. Converse com seu médico antes de se matricular em uma academia.
O dançarino e professor Carlinhos de Jesus diz que quanto mais cedo a pessoa começa a dançar, maiores os benefícios. "Mas nunca é tarde para entrar no salão", afirma. "A dança estimula a criatividade e fortalece a autoconfiança".
Os benefícios da dança são tantos que já existe uma corrente própria para a terceira idade: a maior novidade é a Dança Sênior, criada na Alemanha, realizada em grupo, e que pode ser praticada até por quem mal consegue se locomover.

Passeios ao Ar Livre

Caminhadas matinais com os netos à beira da praia ou em parques é uma excelente opção de lazer. Além de gratuito, é saudável e prazeroso. Acrescentar a isso exercícios de alongamento só enriquece a caminhada. Ao mesmo tempo, você estará se exercitando e ampliando o contato com os familiares.

Vans

As vans oferecem conforto e segurança. Podem ser  alugadas com motorista e sua despesa ser dividida com os amigos. Alguns lugares como casas de espetáculo, bingos e restaurantes oferecem esse meio de transportes para seus clientes. Algumas até oferecem um pequeno lanche! A diversão já começa durante o trajeto.

Turismo

Viajar em qualquer idade sempre foi fonte de imenso prazer e distração. O cliente "jovem", de meia idade, aproveita essa fase da vida para conhecer lugares há muito sonhados, ou voltar onde um dia passou e gostou. Existem pacotes turísticos próprios para a terceira idade. Alguns hotéis fazenda contam com estrutura médica, nutricionistas e professores de educação física que estão preparados para supervisionar os passeios e atividades.

É importante não confundir aposentadoria com lazer. Ela é apenas um momento de descanso, direito de quem trabalhou longos anos. Deve-se somar à aposentadoria uma rotina saudável, que inclua diversão e exercícios leves, que podem melhorar as condições físicas e afastar o fantasma do mau humor e da depressão.

Fonte: Corpo Saudavel 

Quer saber mais ? Acesse as demais matérias da nossa seção - Melhor Idade.

NaTijuca.com - Se está na Tijuca, está aqui.

Acompanhe o NaTijuca

Últimas Notícias

Maracanã terá programação

Tour infantil será ampliado e tematizado.

Leia mais

Próximo Rolé Carioca será na

Passeio turístico por ruas e locais históricos chega ao

Leia mais

Rio Fashion Day agita a

Evento dá oportunidade aos novos estilistas cariocas.

Leia mais

Museu do Açude finaliza

Projeto deve melhorar espaços para exposições temporárias e

Leia mais

Museu do Açude finaliza

Projeto deve melhorar espaços para exposições temporárias e

Leia mais

Pezão tem larga vantagem na

Tarcisio Motta foi o segundo mais votado na região.

Leia mais

Candidatos disputam votos de

Marina Silva fez carreata na Tijuca.

Leia mais

Candidatos disputam votos de

Marina Silva fez carreata na Tijuca.

Leia mais
 
 

Fique conectado com o NaTijuca

Destaques