Projeto O Gato Carioca

No último domingo, dia 15 de abril de 2012, o NaTijuca esteve na Praça Xavier de Brito acompanhando mais um evento realizado pelo Projeto O Gato Carioca para entrega de animais.

Projeto criado e organizado pela advogada Márcia Dias conta com a ajuda de várias pessoas que se prontificam a cuidar dos animais em suas casas enquanto adotantes definitivos são encontrados. Essas pessoas são chamadas de Protetores.  Atividade essa muito importante, pois o Projeto não possui um Gatil para manter os animais até que um novo dono seja encontrado.

 

{ytpopup type="image" content="images/PetTijuca/GC/Gatos23.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Gatos para adoção {/ytpopup}

 

Ela nos contou que os gatos que são expostos nas campanhas de adoção mensal já possuem uma pré-reserva.  São enviados aos interessados em adquirir um animal um questionário por  email afim de verificar se a pessoa interessada em adotar o animal tem realmente condições de fazê-lo. E mesmo com esse cuidado ainda acontecem problemas...

Márcia relata casos onde é necessário recolher o gato novamente. Isso acontece quando o novo dono não quer mais o animal, não cuida deste de forma correta ou não tem paciência, pois alguns adquirem gatos pequenos acreditando serem estes mais fáceis de cuidar se comparados aos gatos maiores. Isso não é verdade. Assim como uma criança, gatos menores requerem mais cuidados e atenção.

Veja o vídeo do Campanha

{ytpopup type="youtube" content="https://www.youtube.com/v/vZnn-2Gno7M" width="400" height="300" title="O Gato Carioca - Campanha de Adoção... " }Video Campanha O Gato Carioca{/ytpopup} 
 
Mas um dos principais problemas é que existem pessoas que acham que o animal é um brinquedo.

Márcia no momento está com um animal em casa com fratura de fêmur e um grande ferimento no queixo causado por um chute. Imagina-se que os ferimentos deste animal tenham sido causados por uma criança. E esse é um ponto muito importante que nós, pais, precisamos nos preocupar. Temos que mostrar aos nossos filhos que um animal não é um brinquedo. Que ele sente dor, fome, sente frio... Inclusive a Márcia periodicamente publica matérias no site do Projeto (www.ogatocarioca.com) com o objetivo de conscientizar as pessoas quanto ao assunto.

 

{ytpopup type="image" content="images/PetTijuca/GC/Carinho-com-os-animais22.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Carinho com os animais {/ytpopup}  

Milk, a gatinha ferida, já tem um novo adotante e assim que estiver totalmente recuperada, será entregue ao seu novo dono.

Com relação ao perfil de animais adotados, em média a cada 10 filhotes adotados, somente 1 adulto é escolhido. E infelizmente é frequente o abandono de animais adultos por seus donos pelos mais diversos motivos.

Bidu, um cachorro da raça Yorkshire muito alegre e saudável, foi abandonado após um término de relacionamento.  E apesar do foco do Projeto ser os gatos, Bidu foi aceito no grupo e já tem adotantes na fila de espera.

Castração de animais

A castração do animal é muito importante. Todos os animais postos para adoção devem ser castrados. Em São Paulo, por exemplo, já existe uma lei onde obriga que o procedimento seja feito pelos postos de adoção. Somente após a castração do animal este pode ser posto para adoção. As fêmeas podem ser castradas a partir dos 6 meses de vida. Os machos a partir dos 5 meses.
 
Como nasceu o Projeto?

O Projeto foi criando no ano passado por coincidência no dia 17 de fevereiro, o dia Internacional dos Gatos. Com pouco mais de 1 ano de vida, já foram realizadas mais de 300 adoções.

 

{ytpopup type="image" content="images/PetTijuca/GC/Stand2.JPG" width="400" height="300" title="Sample image"}Projeto O Gato Carioca {/ytpopup}


O começo foi bem modesto, na primeira feira foram adotados somente 4 animais. Mas com o passar do tempo o Projeto foi ganhando credibilidade e hoje esse número é de 25 adoções em média por evento, que é realizado mensalmente. Hoje aproximadamente 1 gato por dia ganha um novo lar. O trabalho do Projeto O Gato Carioca consiste em resgatar, tratar, cuidar e entregar o animal ao novo dono em condições para este ter uma vida feliz no seu novo lar.

O Projeto também conta com a ajuda de uma Veterinária que realiza a vacinação de animais nos dias de evento concedendo 50% de desconto e também atende à domicílio os animais do projeto concedendo também 50% de desconto nos serviços realizados.

Os animais recolhidos são encaminhados para clínicas veterinárias para serem castrados, ação essa considerada a principal para evitar que futuros animais tenham a rua como destino.

Gostou do Projeto?

Venha participar dos próximos eventos. E traga seus filhos. Além de ser um ótimo programa você ainda poderá ajudar o Projeto adquirindo algum dos itens confeccionados especialmente para a aquisição de recursos para os animais. Estes precisam ser cuidados, tratados, castrados e até mesmo passar por cirurgias mais complexas. E qualquer ajuda é muito importante.

 

{ytpopup type="image" content="images/PetTijuca/GC/boutique-11.jpg" width="400" height="300" title="Sample image"}Caminha para gatos {/ytpopup}

 

Acesse o site www.ogatocarioca.com, veja os animais na fila de adoção, acesse a seção Boutique Gato Carioca e participe das rifas promovidas.

Adotar um animal é tudo de bom! E o NaTijuca.com apoia essa causa.

Quer saber mais sobre nossos queridos bichinhos? Acesse PetTijuca.

NaTijuca.com - Se está na Tijuca, está aqui.

{relatednews}