Hospital na Tijuca ganha novo Centro de Terapia Intensiva Destaque

  • Segunda, Jun 17 2013

Agora são 35 leitos no Hospital São Francisco de Assis.

Redação Na Tijuca

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), na Tijuca, ganha mais um Centro de Terapia Intensiva (CTI), aumentando para 35 o total de leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade de saúde. Na última sexta-feira (14), o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, inaugurou o quarto CTI do hospital, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A unidade realiza cerca de 200 cirurgias por mês.

"O novo CTI está equipado com o que há de mais moderno e representa aumento de 29% na oferta de terapia intensiva no Hospital São Franscisco de Assis. O aumento de vagas abre a possibilidade de ampliar a quantidade de cirurgias no hospital, que realiza procedimentos cardíacos e conta ainda com o Centro de Trauma do Idoso e o Centro Estadual de Transplantes", destacou o secretário Sérgio Côrtes.

Além dos serviços de cirurgia ortopédica, cardíaca e de transplantes, o HSFA é um dos centros estaduais de referência para pacientes com HIV. Com internações e consultas 100% encaminhadas pela Central Estadual de Regulação, dispõe de 95  leitos clínicos e ainda oferece o serviço de hemodiálise e exames como tomografia, endoscopia, colonoscopia, broncospcopia, entre outros.

Compromisso do Estado com ampliação de leitos de CTI

Em 2006 eram 269 leitos de CTI (adulto, pediátrico e neonatal) na rede estadual de saúde. Atualmente são 948; ampliação de 252%. O compromisso do Governo do Estado é sempre ampliar a oferta de leitos e serviços aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Em dezembro de 2012, foi anunciada a ampliação nesta oferta ao longo de 2013, e os novos leitos do Hospital São Francisco de Assis já são a segunda inauguração. A primeira deste lote aconteceu em fevereiro. Foram 43 leitos no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. O novos leitos que serão inaugurados deverão beneficiar 19 mil pacientes/ano. Com essas aberturas, a população passará a contar com 1.102 leitos de Terapia Intensiva na Central Estadual de Regulação ao final deste ano.

Abertura também de serviços - De 2006 pra cá, o Governo do Rio de Janeiro criou novos serviços como Hospital da Mulher (SJMeriti), Hospital da Mãe (Mesquita), Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (Paraíba do Sul), Hospital da Criança (Vila Valqueire) e, em breve, o Instituto Estadual do Cérebro (Centro).   

Centro Estadual de Trauma do Idoso

Inaugurado em outubro de 2012 no Hospital São Francisco de Assis, o Centro Estadual do Trauma do Idoso (CETI) foi elaborado com base em pesquisas internacionais que constataram que, se operado em até 48h, o idoso vítima de trauma tem mais chances de voltar a ter uma vida normal, com sua locomoção mantida. Foram investidos mais de R$ 3,7 milhões no novo serviço, que conta com 30 leitos de enfermaria, 5 de CTI, reforço no quadro de médicos especializados, além de ambulâncias exclusivas para fazer a remoção rápida entre hospitais.O Hospital São Francisco de Assis começou a funcionar em julho de 2012 e já realizou mais de 4.100 consultas e mil cirurgias. A maior parte delas foi feita no Centro de Trauma do Idoso (653), inaugurado em outubro do ano passado.

Centro Estadual de Transplante

Desde fevereiro de 2013 já foram feitos 85 procedimentos, sendo 57 de rim e 28 de fígado. A unidade conta com equipe especializada para realização das cirurgias de transplantes e em menos de quatro meses de funcionamento, já é referência no estado. A capacidade é de realizar até 300 cirurgias deste tipo por ano.

Classifique o artigo:
(0 votos)
Publicado em Notícias Tijuca
Marcado como
Somente usuarios registrados podem comentar materias. Cadastre-se no NaTijuca. E rapido e seguro! Queremos muito saber a sua opiniao. Obrigado.

Acompanhe o NaTijuca

Últimas Notícias

Praça em Vila Isabel tem

No último final de semana (06/09) foram consertados os

Leia mais

Choque de Ordem na Rua das

Um dos objetivos da ação foi coibir ambulantes irregulares.

Leia mais

Expansão das ciclovias toma o

A rota cicloviária ainda em fase de detalhamento, mas já

Leia mais

Praça na Tijuca terá busto de

Homenagem eterniza ex-deputado torturado e assassinado

Leia mais

Ponto de van irregular é

Operação contou com a Secretaria de Ordem Pública (SEOP).

Leia mais

Ponto de van irregular é

Operação contou com a Secretaria de Ordem Pública (SEOP).

Leia mais

Bike Rio chega à Tijuca

Inicialmente com quatro estações, projeto prevê 26 estações

Leia mais

Assalto a banco tem refém e

Criminosos usaram reféns como escudo e polícia fez cerco

Leia mais
 
 

Fique conectado com o NaTijuca

Destaques